Pratos Típicos que Provei e Amei
(ou Nem Tanto)
Minha jornada gastronômica pelo mundo: sucessos e decepções
Viajar é também experimentar novos sabores, aromas e texturas. Cada país tem sua culinária única, e eu sempre faço questão de provar os pratos mais autênticos possíveis. Algumas experiências foram de puro êxtase gastronômico, enquanto outras... bem, digamos que foram interessantes do ponto de vista cultural!
Neste post, vou compartilhar com vocês minhas experiências culinárias mais marcantes, tanto as que me conquistaram completamente quanto aquelas que não combinaram muito com o meu paladar. Afinal, viajar é também sair da zona de conforto, inclusive no que comemos!
❤️ Pratos que Conquistaram Meu Coração
Estes são os sabores que nunca vou esquecer
Kimchi e Banchan
🇰🇷 Coreia do SulO kimchi é repolho fermentado com pimenta e outros temperos. Os banchan são pequenas porções de acompanhamentos servidos gratuitamente em todas as refeições coreanas.
Minha experiência:
A primeira vez que provei kimchi foi uma explosão de sabores! A acidez da fermentação, o picante da pimenta e aquele sabor umami único me conquistaram instantaneamente. O que mais me impressionou foi a variedade - existe kimchi de repolho, de pepino, de rabanete, e cada um tem seu sabor característico. Os banchan transformam cada refeição em uma festa de pequenos pratos coloridos e saborosos. É impossível ficar entediado com comida coreana!
Bibimbap
🇰🇷 Coreia do SulUma tigela de arroz coberta com legumes variados, carne, ovo frito e gochujang (pasta de pimenta coreana). Tudo é misturado antes de comer.
Minha experiência:
O bibimbap é a perfeição em uma tigela! Cada ingrediente mantém seu sabor e textura únicos, mas quando você mistura tudo com o gochujang, acontece uma mágica. A crocância dos vegetais, a cremosidade da gema do ovo, o arroz quentinho e aquela pasta de pimenta levemente doce e picante... é uma sinfonia de sabores e texturas. Comi isso quase todos os dias na Coreia e nunca enjoei!
Korean BBQ (Samgyeopsal)
🇰🇷 Coreia do SulFatias de barriga de porco grelhadas na mesa, servidas com alface, alho assado, kimchi e diversos molhos para fazer wraps.
Minha experiência:
Korean BBQ não é apenas comida, é uma experiência social incrível! Grelhar a carne na sua própria mesa, fazer os wraps com alface fresca, adicionar o ssam (pasta de soja fermentada), kimchi, alho assado... cada mordida é uma combinação diferente. A carne fica suculenta e levemente caramelizada. Além disso, a experiência de comer com amigos, todos compartilhando e montando seus wraps, torna tudo ainda mais especial.
Tteokbokki
🇰🇷 Coreia do SulBolinhos de arroz cilíndricos cozidos em molho picante e levemente doce de gochujang. Um dos street foods mais populares da Coreia.
Minha experiência:
Tteokbokki é viciante! A textura mastigável dos bolinhos de arroz (tteok) é única - nem dura, nem mole, é algo no meio termo que é incrivelmente satisfatório. O molho é uma combinação perfeita de picante, doce e salgado. Comprei isso várias vezes como lanche de rua, e sempre saía com um sorriso no rosto, mesmo com a boca ardendo! É comfort food no seu melhor.
Jjajangmyeon
🇰🇷 Coreia do SulMacarrão grosso coberto com molho preto à base de pasta de feijão preto, carne de porco em cubos e vegetais.
Minha experiência:
Apesar da aparência intimidadora (o molho é completamente preto!), jjajangmyeon é delicioso. O molho tem um sabor profundo e levemente adocicado, e a textura é cremosa e envolvente. É o tipo de prato que você pede quando quer algo farto e reconfortante. Os coreanos adoram pedir isso para delivery, e eu entendo perfeitamente por quê. Comi em várias ocasiões e sempre foi uma experiência prazerosa!
🤔 Pratos que Não Me Conquistaram Tanto
Experiências interessantes, mas que não combinaram com meu paladar
Curry Indiano Muito Picante
🇮🇳 ÍndiaDiversos tipos de curry com diferentes níveis de especiarias e pimenta, servidos com arroz ou naan.
Minha experiência:
Eu respeito muito a culinária indiana e reconheço sua complexidade e riqueza, mas os currys muito picantes simplesmente não funcionaram para mim. O nível de pimenta era tão alto que eu não conseguia sentir os outros sabores. Minha boca ficava em chamas e eu passava mais tempo tentando aliviar a ardência do que apreciando a comida. Entendo que faz parte da cultura e que muitas pessoas adoram, mas definitivamente não é para mim.
Paneer com Excesso de Óleo
🇮🇳 ÍndiaQueijo indiano (paneer) preparado em diversos molhos, muitas vezes com bastante óleo ou ghee (manteiga clarificada).
Minha experiência:
O paneer em si é interessante - é um queijo que não derrete, com textura firme. Mas em muitos lugares que visitei, os pratos vinham nadando em óleo. A camada de óleo laranja flutuando por cima do curry me incomodava visualmente e no paladar. Ficava muito pesado e enjoativo. Sei que o ghee faz parte da tradição culinária indiana, mas a quantidade usada em alguns restaurantes foi demais para o meu estômago.
Masala Dosa (em algumas versões)
🇮🇳 ÍndiaCrepe fino e crocante de lentilha e arroz, recheado com batatas temperadas. Um café da manhã tradicional do sul da Índia.
Minha experiência:
A ideia do dosa é genial - uma espécie de panqueca crocante e enorme recheada com batatas. Mas o sabor fermentado da massa era muito forte para o meu gosto, especialmente no café da manhã. Além disso, o recheio de batatas estava sempre muito temperado com especiarias que não combinavam com o meu paladar matinal. Tentei em três lugares diferentes e a experiência foi sempre similar. Reconheço que é um prato icônico, mas simplesmente não conectei com ele.
Biryani Muito Temperado
🇮🇳 ÍndiaArroz aromático cozido com carne ou vegetais e uma mistura complexa de especiarias.
Minha experiência:
O biryani tem potencial - o conceito de arroz perfumado com especiarias e carne é atraente. Porém, em várias versões que provei, havia uma sobrecarga de temperos que deixava o prato com um sabor medicinal. Algumas especiarias, como o cardamomo e a canela em excesso, dominavam completamente o prato. Consegui comer, mas não foi uma experiência que me deixou querendo repetir. Dou três estrelas porque reconheço a habilidade técnica necessária para fazer o prato.
E você, quais foram suas experiências?
Lembre-se: paladar é algo muito pessoal! O que não funciona para mim pode ser sua comida favorita, e vice-versa. O importante é estar aberto para experimentar e respeitar as diferentes culinárias do mundo. Cada prato conta uma história sobre a cultura de um povo, mesmo que não seja o nosso sabor favorito!
